Para entender como ela é importante, precisamos saber o que significa: a certificação ISO 9001 é uma norma internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização, independentemente de seu ramo de atividade. O foco das ações se concentra na satisfação do cliente. Calcula-se que existem, atualmente, cerca de 1 milhão de empresas em mais de 170 países com a certificação ISO 9001. Para obter a certificação, a empresa deve cumprir uma série de requisitos e passar por auditorias independentes. O merecimento deste título é capaz de melhorar a visibilidade e competitividade de uma empresa no mercado.

ISO 9001 – A Fisa tem!

Ao longo dos seus 23 anos de trajetória, a Fisa segue atuando desde o planejamento até a realização e projetos de vida. Por esse motivo, a busca pela excelência também faz parte do DNA da empresa.
A primeira certificação ISO 9001 foi recebida em 2008 e, de lá pra cá, a recertificação anual realizada por uma
empresa terceirizada, comprova a qualidade dos processos e métodos mantidos. Além disso, também
integramos o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A, que estabelece
padrões de modernização do setor da construção e é pré requisito de confiabilidade para a concessão de
financiamento.

Vantagens:

A ISO 9001 coloca a empresa em um patamar acima das demais. Demonstra que o zelo não é somente pela qualidade do produto ou do serviço, mas também pelo cumprimento de regulamentos, de legislações e de toda e qualquer exigência de caráter normativo.

Entre os principais benefícios da certificação, destacam-se:

1- Imagem da organização

A empresa que apresenta a certificação ISO 9001 passa a ser vista no mercado como referência em termos de gestão estratégica, tática e operacional. Aqui, o foco é a satisfação do cliente. Todo o esforço deve ser feito pensando nele. Já a clientela vê a companhia como uma organização antenada com práticas modernas.

2- Maior eficiência

A gestão de qualidade eleva os níveis de produtividade da empresa. A maior eficiência operacional reduz as falhas, elimina o retrabalho, acaba com o desperdício e dá agilidade à produção. Com isso, a emprese se coloca como um concorrente de peso no seu mercado.

3- Ganhos

Além dos ganhos financeiros decorrentes da certificação ISO 9001, a organização obtém economia de tempo, recursos humanos e de insumos. A análise dos benefícios da implementação das normas deve se dar de forma holística, identificando todas as áreas abrangidas pelas novas práticas.

4- Equipe

A busca pela qualidade total mobiliza todas as áreas da empresa e, em especial, os funcionários. Treinamentos, capacitações e cursos fazem parte da rotina de quem quer obter a certificação. A cultura da gestão pela qualidade deve ser assimilada por cada empregado, assumindo a condição de tarefa cotidiana.
Para tanto, a organização precisa mobilizar a sua força de trabalho. Já o funcionário se sente estimulado por integrar uma organização diferenciada, preocupada acima de tudo com a satisfação do cliente.

5 – Novos mercados

Muitas empresas só permitem o cadastramento de fornecedores que tenham o ISO 9001. Essa é uma
tendência mundial e que ganha cada vez mais força no Brasil. A certificação abre as portas de novos
mercados, com clientes exigentes e ávidos por produtos ou serviços de qualidade. Com isso, há maior
probabilidade de crescimento de receitas.

Aprendeu sobre a ISO? Então compartilhe esse conhecimento nas suas redes sociais.

(Visited 19 times, 1 visits today)